Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 4: Websites

Diploma

Leu o que veio antes? E dá-lhe fontes de estudo sobre o WSET Diploma, agora com a primeira parte sobre o material que a internet pode oferecer. Ainda vêm: sites e livros sobre temas específicos e blogs.

A internet, minha gente, ela é linda. E cruel. A quantidade de conteúdo é inacreditavelmente grande, não para de crescer e requer sérios filtros. É difícil gerar conteúdo relevante nesse mundaréu movido a leituras rápidas e curtas. Então aí vão minhas escolhas de sites generalistas – onde encontrar um pouquinho de tudo do mundo do vinho, com conteúdo sólido, de qualidade.

JancisRobinson.com
Idioma: Inglês
O que
é: O melhor portal sobre vinhos do mundo, na minha opinião. Não só porque as notícias são frescas e muito, muito bem escritas, mas também porque abriga TODO o conteúdo do Oxford Companion to Wine para consulta online. Além disso, há um fórum com gente extremamente competente do mundo todo.
Pago ou gratuito? Pago, mas com algum conteúdo gratuito.
Serve para o Diploma? MAS É PARA JÁ, filhão. Serve pra vida!

Able Grape
Idioma: Inglês, Francês, Italiano e Espanhol.
O que
é: Serviço de busca focado em vinho. É um indexador como o Google, mas programado para refinar os resultados de busca voltados ao estudo do vinho.
Pago ou gratuito? Completamente gratuito.
Serve para o Diploma? Serve sim. Se você maneja bem o Google e tem habilidade para filtrar buscas e conseguir melhores resultados, não precisa do AG. A interface aqui é menos amigável e a busca pode eliminar um bocado de coisas que poderiam ser úteis, além de não ter a rapidez de indexação da maior ferramenta de buscas do mundo. Por outro lado, os resultados já vêm identificados (o site é de um produtor? de uma associação regional? de uma revista?), podem ser filtrados  com facilidade pela região de origem, língua, etc.

DrinksBusiness
Idioma: Inglês
O que
é: Drinks Business é uma revista editada por Patrick Schmitt, estudante do IMW próximo de completar os exames. O site é uma excelente fonte de notícias, com bastante conteúdo aberto.
Pago ou gratuito? A revista é paga, mas dá pra assinar o feed do site ou receber na caixa de e-mails as notícias.
Serve para o Diploma? Serve bastante, para se manter atualizado sobre assuntos que poderão ser parte das provas da Unidade 1.

Decanter Alerts
Idioma: Inglês
O que
é: É o serviço de notícias por e-mail/feed da revista Decanter.
Pago ou gratuito? Gratuito, você lê as notícias fresquinhas no site.
Serve para o Diploma? Idem ao Drinks Business, às vezes melhor, às vezes pior.

Guildsomm
Idioma: Inglês
O que
é: Uma grande enciclopédia colaborativa colocada em função por Master Sommeliers para ajudar os profissionais e estudantes da Court of Master Sommeliers a se manterem preparados.
Pago ou gratuito? Pago, nenhum acesso livre.
Serve para o Diploma? Serve, mas não é indispensável. Quase nada das informações que estão lá é exclusiva, mas há bons artigos escritos por colaboradores, além de algumas discussões no fórum.


Ainda por vir:

Sites e livros sobre temas específicos, blogs, relevantes e outros.

Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 3: Revistas

Leu o que veio antes? Em frente com a bibliografia para o Diploma do WSET!  Aqui uma análise das principais revistas do mercado internacional (são muitas!). Ainda vêm: sites e livros sobre temas específicos.

Sim, as revistas. As boas revistas. Elas são lindas. São tentadoras. Têm artigos muitas vezes incomparáveis. E, sinceramente, talvez valha poupar a grana da assinatura. A menos que você catalogue cuidadosamente cada edição (indicando em um aplicativo ou planilha excel o número, o assunto, as palavras-chave, etc.) e depois volte lá para

Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 2: Semi-oficial

Leu o que veio antes? Aqui vamos seguir analisando uma bibliografia recomendada para os estudos do Diploma in Wines and Spirits do WSET. Esta seção, no entanto, já serve bastante bem para qualquer pessoa com interesse em aprofundar-se no mundo dos vinhos. Ainda virão: mais livros, revistas, sites. 

Um aspirante a candidato me escreveu uma vez perguntando se eu conhecia alguém que tinha os “livros” do Diploma usados para venda – com livros ele quis dizer os “study guides”, apostilas com conteúdo resumido… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Bibliografia – Parte 1: Oficial

Leu o que veio antes? Este post faz parte de uma análise do Diploma in Wines and Spirits da instituição inglesa WSET e é a primeira parte que trata da bibliografia disponível para candidatos à qualificação. Há mais por vir, analisando livros, sites e revistas para estudantes de vinho de qualquer tribo.

Wine books can be expensive, difficult to get hold and can quickly become out of date. Students should not feel obliged to spend time and money tracking them down.”

Projeto WSET Diploma – Outras pessoas no Brasil

Leu o que veio antes? Se animou e está decidido a estudar? Aí embaixo umas dicas de quem procurar pra compartilhar garrafas e informações, tirar dúvidas e ouvir opiniões e experiências diferentes das minhas. Em breve sai um lote gigante de sugestões bibliográficas pra dar uma mãozinha nos estudos.

Neste momento há pelo menos 6, talvez mais de 10 brasileiros estudando o Diploma além de uns 3 ou 4 que estão nos finalmentes e muitos outros que, talvez como você, estejam se… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Duração e tempo de dedicação

Leu o que veio antesVamos ver o que é preciso em termos de dedicação e preparo e um pouco do que cada prova demanda. No próximo post, com quem você deve falar pra facilitar seu trabalho se você mora no Brasil.

A priori, não há um tempo mínimo de permanência no curso. O processo está pensado para ser desenvolvido ao longo de 2 a 3 anos, mas se você for capaz de se preparar e superar os exames rapidamente, melhor!

Basta… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Como Funciona?

Leu a introdução? E a primeira parte?

Vamos ver aqui os formatos de estudo, como se inscrever e o que esperar em linhas gerais. No próximo post veremos mais detalhes sobre a estrutura de examinação e o tempo a se dedicar.

A preparação para o Diploma é fascinante, mas exige bastante esforço. Quem superou outras qualificações do WSET já tem alguma noção da estrutura e formato, além do método de estudos e degustação mas ainda assim irá se… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – O que é?

Leu a introdução?

Origens

O Diploma in Wines and Spirits é uma qualificação (e não um curso, embora haja cursos preparatórios na equação) que nasceu conjuntamente ao WSET em 1969, foi amplamente renovado em 2003 e segue sendo revisto e atualizado com alguma freqüência. Trata-se da culminação de um percurso de estudos metódico, criado pelo instituto para que pessoas sem nenhum contato acadêmico com o vinho cheguem gradualmente e de forma sistemática a um alto nível de envolvimento.

O WSET é uma… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Um guia para os brasileiros

Quando me inscrevi no “Diploma in Wines and Spirits” do WSET em 2008, eu me senti assoberbado pela quantidade de elementos que devia considerar e pela aparente falta de informações sobre o processo. Eu não tinha companheiros de estudo, pois o WSET estava recém-chegado ao Brasil e salvo engano éramos apenas 5 pessoas com o Advanced no país, todos formados fora; até onde eu sei, ninguém por aqui havia completado o Diploma; e, embora fosse possível encontrar aqui e ali na internet relatos de candidatos ou graduados, não havia muita consistência nas informações.

Projeto IMW – Alguns números

Para diversão ou desespero de vocês, seguem aqui alguns números dos últimos 10 meses:

– 327 horas contabilizadas de estudo, o que exclui as esquecidas, as intercaladas com outras atividades, as em vôos e esperas e as muitas, muitas horas que deveriam ter sido dedicadas ao estudo mas se tornaram outras atividades;

– 36 vôos para 10 diferentes aeroportos em 4 países (exclusivamente dedicados ao estudo – sem contar os a trabalho…);

– 30 vinícolas visitadas;

– 24 regiões vinícolas percorridas;

– 13 novos livros, dos quais 4 em uso constante;

– 3 novas assinaturas de revistas especializadas e… Leia mais...

Categorias: Estudo, Projeto IMW