Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 2: Semi-oficial

Diploma

Leu o que veio antes? Aqui vamos seguir analisando uma bibliografia recomendada para os estudos do Diploma in Wines and Spirits do WSET. Esta seção, no entanto, já serve bastante bem para qualquer pessoa com interesse em aprofundar-se no mundo dos vinhos. Ainda virão: mais livros, revistas, sites. 

Um aspirante a candidato me escreveu uma vez perguntando se eu conhecia alguém que tinha os “livros” do Diploma usados para venda – com livros ele quis dizer os “study guides”, apostilas com conteúdo resumido sobre cada elemento do syllabus.

Comprar as apostilas é um tanto de desperdício: elas são alteradas todos os anos e não são lá essas coisas em termos de conteúdo, servindo melhor como guia ou referência para um estudante que esteja inscrito. Se você quer adiantar o serviço, utilize o syllabus como guia e estude os temas a partir do OCW - este sim o maior tesouro impresso do mundo do vinho e o livro que abriu meus olhos para a “verdade lá fora”, pelos idos de 2004.

Segue aqui então uma análise da bibliografia “recomendada” que nem sempre é entregue para os alunos como parte do material de estudos, separada por unidade (vide “Como Funciona” e “Dedicação e Tempo de Estudo”).

.

Unidade 2 - Wine Production

.

Embora a prova da unidade 2 seja fundamental (e obrigatória antes de qualquer outra), viti-vini no Diploma é relativamente básico, então evite os gastos em tempo e dinheiro com montoeiras de livros sobre o assunto. No meu kit de estudos eu recebi o Understanding Wine Technology, que é um livro bastante útil, mas que parece não ser mais enviado a todos.

Ache o Understanding Wine Technology aqui e aqui, ó.

.

Viticulture é um livro recomendado pelo WSET e escrito por um Master of Wine. Pode ser útil em alguns casos, mas depende bastante do seu envolvimento com o assunto pois é um tanto confuso e pouco claro em algumas partes. Aliás, pode ir se acostumando com falta de clareza e ampla confusão quando o assunto é viticultura: na minha opinião não há livros bem escritos que não sejam extremamente técnicos. O melhor jeito pra mim é alternar entre Study Guide e OCW, complementando conceitos e itens específicos com outras fontes.

Ache o Viticulture aqui e aqui, ó.

.

Bônus: Outro livro que pode valer a pena é o Art and Science of Wine. Salvo engano, cobre todos os aspectos de produção que interessam para o Diploma e com uma forma de raciocínio que é esperada dos estudantes. Eu não usei na minha época, mas acho que para quem ainda não está inscrito vale ler de cabo a rabo, estudando.

Ache o Art and Science of Wine aqui e aqui.

.

Unidades 3, 5 e 6 - Light, Sparkling and Fortified Wines of theWorld.

.

Há uma montoeira sem fim de livros sobre regiões e países. Não comece a comprar tudo o que encontrar pela frente: você não vai usar nem um terço de cada livro nem um terço de todos os livros. Como já foi dito, o syllabus é a referência, os study guides podem dar uma noção melhor de até onde ir e o Oxford Companion to Wine é sua bíblia. Comece aqui e vamos ver depois livros específicos para temas e regiões que possam ajudar.

.

O Oxford também deveria ser enviado com o kit de estudos, então em geral não vale comprar antes (ele inclusive será atualizado em breve). Se você não tem uma assinatura do site da Jancis Robinson (Sério? Não tem?), aproveite para fazer – o conteúdo do livro está todo lá. No entanto, se você não pretende se inscrever em breve e não tem olhos pra tela de computador, compre já este livro – é absolutamente fundamental.

Ache o OCW aqui e aqui.

.

Por fim, para estudar Spirits, basta o livro que também faz parte do kit, o Distilling Knowledge. Aí é complementar com informações da internet sobre alguma técnica ou região que você não conheça bem e talvez com algum livro específico sobre Whisky, que é um assunto bastante amplo e pode demandar mais atenção.

Ache o Distilling Knowledge aqui e aqui.

.

Ainda por vir:

Bibliografia de estudos – sites e revistas e depois livros sobre temas específicos.

Mais? – quem sabe com mais tempo…

Projeto WSET Diploma – Bibliografia – Parte 1: Oficial

Leu o que veio antes? Este post faz parte de uma análise do Diploma in Wines and Spirits da instituição inglesa WSET e é a primeira parte que trata da bibliografia disponível para candidatos à qualificação. Há mais por vir, analisando livros, sites e revistas para estudantes de vinho de qualquer tribo.

Wine books can be expensive, difficult to get hold and can quickly become out of date. Students should not feel obliged to spend time and money tracking

Projeto WSET Diploma – Outras pessoas no Brasil

Leu o que veio antes? Se animou e está decidido a estudar? Aí embaixo umas dicas de quem procurar pra compartilhar garrafas e informações, tirar dúvidas e ouvir opiniões e experiências diferentes das minhas. Em breve sai um lote gigante de sugestões bibliográficas pra dar uma mãozinha nos estudos.

Neste momento há pelo menos 6, talvez mais de 10 brasileiros estudando o Diploma além de uns 3 ou 4 que estão nos finalmentes e muitos outros que, talvez como você, estejam se… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Duração e tempo de dedicação

Leu o que veio antesVamos ver o que é preciso em termos de dedicação e preparo e um pouco do que cada prova demanda. No próximo post, com quem você deve falar pra facilitar seu trabalho se você mora no Brasil.

A priori, não há um tempo mínimo de permanência no curso. O processo está pensado para ser desenvolvido ao longo de 2 a 3 anos, mas se você for capaz de se preparar e superar os exames rapidamente, melhor!

Basta… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Como Funciona?

Leu a introdução? E a primeira parte?

Vamos ver aqui os formatos de estudo, como se inscrever e o que esperar em linhas gerais. No próximo post veremos mais detalhes sobre a estrutura de examinação e o tempo a se dedicar.

A preparação para o Diploma é fascinante, mas exige bastante esforço. Quem superou outras qualificações do WSET já tem alguma noção da estrutura e formato, além do método de estudos e degustação mas ainda assim irá se… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – O que é?

Leu a introdução?

Origens

O Diploma in Wines and Spirits é uma qualificação (e não um curso, embora haja cursos preparatórios na equação) que nasceu conjuntamente ao WSET em 1969, foi amplamente renovado em 2003 e segue sendo revisto e atualizado com alguma freqüência. Trata-se da culminação de um percurso de estudos metódico, criado pelo instituto para que pessoas sem nenhum contato acadêmico com o vinho cheguem gradualmente e de forma sistemática a um alto nível de envolvimento.

O WSET é uma… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Um guia para os brasileiros

Quando me inscrevi no “Diploma in Wines and Spirits” do WSET em 2008, eu me senti assoberbado pela quantidade de elementos que devia considerar e pela aparente falta de informações sobre o processo. Eu não tinha companheiros de estudo, pois o WSET estava recém-chegado ao Brasil e salvo engano éramos apenas 5 pessoas com o Advanced no país, todos formados fora; até onde eu sei, ninguém por aqui havia completado o Diploma; e, embora fosse possível encontrar aqui e ali na internet relatos de candidatos ou graduados, não havia muita consistência nas informações.

Projeto IMW – Alguns números

Para diversão ou desespero de vocês, seguem aqui alguns números dos últimos 10 meses:

- 327 horas contabilizadas de estudo, o que exclui as esquecidas, as intercaladas com outras atividades, as em vôos e esperas e as muitas, muitas horas que deveriam ter sido dedicadas ao estudo mas se tornaram outras atividades;

- 36 vôos para 10 diferentes aeroportos em 4 países (exclusivamente dedicados ao estudo – sem contar os a trabalho…);

- 30 vinícolas visitadas;

- 24 regiões vinícolas percorridas;

- 13 novos livros, dos quais 4 em uso constante;

- 3 novas assinaturas de revistas especializadas e… Leia mais...

Categorias: Estudo, Projeto IMW

Projeto IMW – FYA: Is the Wine Trade a Wise Investment?

O FYA é uma espécie de avaliação de andamento dos estudantes de primeira viagem no Instituto dos Masters of Wine, uma versão muito reduzida e simplificada dos exames finais: são feitas uma prova teórica (em duas horas) e uma única prova de degustação (em pouco mais que isso).

A prova teórica consiste em duas partes: a primeira contém uma questão compulsória para todos, historicamente proveniente de uma prova passada de “Negócios do Vinho” (vide o Syllabus); a segunda parte dá duas opções, em geral referentes à produção do vinho, para… Leia mais...

Categorias: Estudo, Projeto IMW

Projeto IMW – Balanço

Tempo. Sobra. Falta. Passa.

É impressionante o salto mental que  pode ser causado por poucas, mas muito intensas horas de dedicação; pelo contato com pessoas que tenham diferentes percepções sobre assuntos que pareciam já estagnados; pela descoberta de sutilezas nesses temas antigos e de uma infinidade de novos temas; por visitar novas regiões e provar novos vinhos.

Dentro em breve se completa um ano desde minha inscrição oficial no programa de estudos do Instituto dos Masters of Wine. De lá para cá, vivi uma vida inteira em dez meses: viagens, garrafas, livros… Leia mais...

Categorias: Estudo, Projeto IMW