Bibliografia 5 – Livros Específicos: Degustação e Variedades

Diploma

Leu o que veio antes? Em frente com esse bloco gigante que trata de bibliografia. Neste post, os melhores livros para aprender sobre degustação e variedades de uva.

Falar de degustação e não falar de variedades não cola. As duas coisas andam meio juntas, porque embora haja infinitos fatores que influenciam o estilo e a qualidade dos vinhos, a variedade é fundamental. Aprender a degustar demanda aprender sobre variedades e vice-versa, então…

Essential Wine Tasting
Michael Schuster

Foi com uma cópia em p&b emprestada deste aqui e do extinto livro de variedades da Jancis Robinson que eu comecei a estudar sobre degustação. Ainda é uma das referências mais importantes para qualquer estudante iniciante ou iniciado e está em vias de receber uma nova edição. Acabo de ter algumas sessões de aulas de degustação para o IMW com Michael e é preciso reconhecer o tamanho da experiência em degustação deste senhor…

Ache o  Essential Wine Tasting aqui e aqui

The Concise Guide to Wine and Blind Tasting
Neel Burton, James Flewellen

Ouro. Diamantes. Político honesto. Coisas raríssimas são assim: não-tem-não-tem-não-tem, aí a gente esbarra nelas. Este aqui é um desses achados – um livro que explica de forma sucinta as caraterísticas dos vinhos/regiões/variedades mais importantes do mundo e como reconhecê-los às cegas. Sim, você leu certo, pode clicar aí embaixo e comprar uma cópia, é isso mesmo.

Ache o The Concise Guide to Wine and Blind Tasting aqui e aqui.

Wine Grapes: A Complete Guide to 1,368 Vine Varieties,
Including Their Origins and Flavours

Jancis Robinson, José Vouillamoz, Julia Harding

Palmas pra quem leu o título inteiro – prepare-se, porque o volume do livro é proporcional. Há boas chances de você ter ouvido falar nele, pois foi e continua sendo alardeado amplamente no meio. É uma obra-prima da literatura especializada e uma belíssima edição, que todo apaixonado por vinho deveria ter algum dia. Isso – não faça deste livro uma prioridade se seus estudos estão em andamento: ele ultrapassa em muito o que interessa para o Diploma, com poucas questões práticas que não sejam encontráveis em outros livros mencionados aqui – pelo preço, dá pra comprar dois ou três outros, vai. Mas bem, se estiver sobrando aí um troquinho, mande bala – o Wine Grapes: A Complete Guide está à venda na Amazon e via Book Depository.

Grapes & Wines: A Comprehensive Guide to Varieties and Flavours
Oz Clarke, Margaret Rand

Este é outro desses tesouros que é preciso ter na estante. Ao contrário do “WG:ACGT1.368VVITOF” acima, este é um livro conciso e organizado de forma amigável, menos científica, é certo, mas por isto mesmo bastante útil para estudantes de vinho. Nem sempre as descrições sobre as características dos vinhos feitos com as variedades são completíssimas, talvez uma edição mais ampla no futuro possa ser útil. Ainda assim, bastante bom.
Ache o Grapes & Wines aqui e aqui

How to Taste: A Guide to Enjoying Wine
Jancis Robinson (sim, de novo)

 

Pra ser sincero, se tiver o nome da Jancis Robinson entre os autores (AUTORES, não prefaciadores, escritores de orelha-de-capa, etc.) já é motivo pra comprar. Eu diria que este talvez seja uma alternativa ao livro do Schuster, mas fato é que não tenho uma cópia 😐

Ache o How to Taste: A Guide to Enjoying Wine e aqui.

Native Wine Grapes of Italy
Ian d’Agata

Um brinquedinho um pouco mais específico, talvez para ir para o final da lista. É um livro detalhado, mas o foco na riqueza de variedades da Itália tira um pouco da utilidade para o Diploma. É também um pouco confuso como livro de consulta: é preciso lê-lo do princípio e aprender a usá-lo para desfrutar bem. A julgar pelo tamanho do maço, não diria que é pra qualquer um.
Ache o Native Wine Grapes of Italy e aqui.

Há sem dúvida muitos (talvez demais) outros livros sobre técnica de degustação e certamente vários sobre variedades específicas. Eventualmente esta lista pode crescer e se você tiver alguma recomendação pode compartilhar nos comentários!


Ainda por vir:

Sites e livros sobre temas específicos, blogs relevantes e outros.

 

Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 4: Websites

Leu o que veio antes? E dá-lhe fontes de estudo sobre o WSET Diploma, agora com a primeira parte sobre o material que a internet pode oferecer. Ainda vêm: sites e livros sobre temas específicos e blogs.

A internet, minha gente, ela é linda. E cruel. A quantidade de conteúdo é inacreditavelmente grande, não para de crescer e requer sérios filtros. É difícil gerar conteúdo relevante nesse mundaréu movido a leituras rápidas e curtas. Então aí vão minhas escolhas de sites generalistas – onde encontrar um pouquinho de tudo do mundo do vinho, com… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 3: Revistas

Leu o que veio antes? Em frente com a bibliografia para o Diploma do WSET!  Aqui uma análise das principais revistas do mercado internacional (são muitas!). Ainda vêm: sites e livros sobre temas específicos.

Sim, as revistas. As boas revistas. Elas são lindas. São tentadoras. Têm artigos muitas vezes incomparáveis. E, sinceramente, talvez valha poupar a grana da assinatura. A menos que você catalogue cuidadosamente cada edição (indicando em um aplicativo ou planilha excel o número, o assunto, as palavras-chave, etc.) e depois volte lá para

Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 2: Semi-oficial

Leu o que veio antes? Aqui vamos seguir analisando uma bibliografia recomendada para os estudos do Diploma in Wines and Spirits do WSET. Esta seção, no entanto, já serve bastante bem para qualquer pessoa com interesse em aprofundar-se no mundo dos vinhos. Ainda virão: mais livros, revistas, sites. 

Um aspirante a candidato me escreveu uma vez perguntando se eu conhecia alguém que tinha os “livros” do Diploma usados para venda – com livros ele quis dizer os “study guides”, apostilas com conteúdo resumido… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Bibliografia – Parte 1: Oficial

Leu o que veio antes? Este post faz parte de uma análise do Diploma in Wines and Spirits da instituição inglesa WSET e é a primeira parte que trata da bibliografia disponível para candidatos à qualificação. Há mais por vir, analisando livros, sites e revistas para estudantes de vinho de qualquer tribo.

Wine books can be expensive, difficult to get hold and can quickly become out of date. Students should not feel obliged to spend time and money tracking them down.”

Projeto WSET Diploma – Outras pessoas no Brasil

Leu o que veio antes? Se animou e está decidido a estudar? Aí embaixo umas dicas de quem procurar pra compartilhar garrafas e informações, tirar dúvidas e ouvir opiniões e experiências diferentes das minhas. Em breve sai um lote gigante de sugestões bibliográficas pra dar uma mãozinha nos estudos.

Neste momento há pelo menos 6, talvez mais de 10 brasileiros estudando o Diploma além de uns 3 ou 4 que estão nos finalmentes e muitos outros que, talvez como você, estejam se… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Duração e tempo de dedicação

Leu o que veio antesVamos ver o que é preciso em termos de dedicação e preparo e um pouco do que cada prova demanda. No próximo post, com quem você deve falar pra facilitar seu trabalho se você mora no Brasil.

A priori, não há um tempo mínimo de permanência no curso. O processo está pensado para ser desenvolvido ao longo de 2 a 3 anos, mas se você for capaz de se preparar e superar os exames rapidamente, melhor!

Basta… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Como Funciona?

Leu a introdução? E a primeira parte?

Vamos ver aqui os formatos de estudo, como se inscrever e o que esperar em linhas gerais. No próximo post veremos mais detalhes sobre a estrutura de examinação e o tempo a se dedicar.

A preparação para o Diploma é fascinante, mas exige bastante esforço. Quem superou outras qualificações do WSET já tem alguma noção da estrutura e formato, além do método de estudos e degustação mas ainda assim irá se… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – O que é?

Leu a introdução?

Origens

O Diploma in Wines and Spirits é uma qualificação (e não um curso, embora haja cursos preparatórios na equação) que nasceu conjuntamente ao WSET em 1969, foi amplamente renovado em 2003 e segue sendo revisto e atualizado com alguma freqüência. Trata-se da culminação de um percurso de estudos metódico, criado pelo instituto para que pessoas sem nenhum contato acadêmico com o vinho cheguem gradualmente e de forma sistemática a um alto nível de envolvimento.

O WSET é uma… Leia mais...

Projeto WSET Diploma – Um guia para os brasileiros

Quando me inscrevi no “Diploma in Wines and Spirits” do WSET em 2008, eu me senti assoberbado pela quantidade de elementos que devia considerar e pela aparente falta de informações sobre o processo. Eu não tinha companheiros de estudo, pois o WSET estava recém-chegado ao Brasil e salvo engano éramos apenas 5 pessoas com o Advanced no país, todos formados fora; até onde eu sei, ninguém por aqui havia completado o Diploma; e, embora fosse possível encontrar aqui e ali na internet relatos de candidatos ou graduados, não havia muita consistência nas informações.