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Web 2.0, Comida e Vinho

Written by

Beda

Talvez alguns de vocês nunca tenham ouvido falar, talvez outros saibam perfeitamente o que é, mas a “Web 2.0” é o que faz com o que os gigantes da internet sejam os grandes de verdade. Amazon.com, Google e outros cresceram e dominaram tudo baseando seu trabalho… no dos outros!

Web 2.0 é um conceito controverso, mas que é a base do funcionamento de tudo o que vem subsistindo na internet nos últimos anos. A fórmula é relativamente simples e absolutamente “democrática”: tudo é feito pela comunidade, para a comunidade, com a comunidade. Nada está pronto, nada termina, nada está fixamente ancorado a algo ou alguém.

Realista, não? É assim que, por exemplo, as resenhas dos produtos da Amazon, por exemplo, são escritas pelos próprios clientes; os sites indicados pelo Google são os que os visitantes elegem como suas próprias referências; a WikiPedia é uma enciclopédia feita pelos mesmos que a consultam; redes sociais, organizadores de conteúdo, tudo é resultado desse entendimento do que deve ser o funcionamento da internet.

E o que isso tem a ver com vinho e comida? Que, é claro, a comunidade online da taça e do prato não perdeu tempo e há inúmeras fontes “2.0” sobre o assunto, interligando ativamente os usuários e fazendo da opinião individual a base para a divulgação de conteúdo.
Seguem abaixo algumas sugestões de ambientes enogastronômicos em que a interação com o usuário e a SUA opinião são o que contam:
http://www.foodbuzz.com/
http://openwine.ning.com/
http://www.corkd.com/
http://vinismo.com/en/Wine_Guide
http://www.openbottles.com/
http://www.vinorati.com/

Tá pensando que é só gringo? Os brazucas também já começaram:

http://www.omeucardapio.com.br/

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