Skip to content

Notas rápidas de sábado à noite

Written by

Beda


Lineup na pia da cozinha, melhor passarela pra uma garrafa.

Finalmente em companhia do Chico e da Cata, arrematamos o último golinho do Château Chalon 1990 do Courbet (que eu surrupiei no penúltimo encontro de quinta) pra abrir o apetite e refrescar do calor burro, praticamente entornamos um Clos Mathis 2006 do Ostertag e passamos a noite descobrindo o Barbaresco Brich Ronchi 2004, de Albino Rocca, este último trazido pelo Chico debaixo do braço.

No prato, Ceviche do Chico e arroz negro com manga e camarões no molho secreto de gergelim (alho, cebola, gergelim branco, gergelim preto, azeite, nam pla, óleo de gergelim e gengibre ralado). Pós-jantar, pouquinho de Guiraud 1999 e outro restinho surrupiado, Vouvray Moelleux 1989 do Huet, froyo com calda de amoras pra fechar.

Clos Mathis 2006 – Alsace Riesling – Domaine Ostertag
Dourado médio, cor impressionante. Nariz intenso, querosene marcante, grapefruit, muito mel e flores brancas, notinha de botrytis? Evoluído/indo. Boca sedosa, volumoso, com uma sensação de untuosidade/gel que faz pensar de novo em botrytis. O mel do nariz se repete, sem açúcar. Acidez média +, abaixo do que eu gostaria pra um vinho tão gordo e longo.

Brich Ronchi 2004 – Barbaresco – Albino Rocca
Mais de hora e meia no decanter, pouca borra. Concentrado, rubi médio, muito violáceo ainda. Nariz de instensidade média +, muita fruta (cereja e framboesa), algo resinoso e terroso, madeira muito marcada (velha?), tabaco. Em boca é tão concentrado quanto promete a cor, com muitos taninos, muito novos, ainda ásperos. Sobra fruta pra todo lado, a coisa vegetal também é forte, com tabaco e madeira ficando junto à fruta no final longo. Chocolate, anis e cereja sobram por algum tempo, os taninos secam um pouco. Merece adega por mais 10 anos.

Life is good.

Previous article

Às cegas todos os vinhos são tintos

Next article

Notas rápidas de sábado à noite

Join the discussion

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.