Skip to content

Projeto IMW: Prova de Admissão

Written by

Beda

Entrar no programa do IMW é relativamente fácil: o grande problema é sair… com um título.

Na verdade, como pré-requisito básico para se inscrever no programa de estudos em teoria é necessário haver cursado o “Diploma” do WSET, ou ao menos ter uma forma de certificar ao Instituto que o nível de conhecimento do candidato é similar ao dos egressos do nível 4 da escola inglesa. Na prática, eles gostam de se deixar convencer: a idéia é dar uma “democratizada” e abrir possibilidade para um público mais amplo, então se houver argumentos bons o suficiente nego tá dentro.

É preciso também preencher um portfolio com alguns detalhes que incluem as regiões vinícolas já visitadas, sua experiência de trabalho na área do vinho (que oficialmente deve ter um mínimo de cinco anos) e enviar uma carta de apresentação, preferencialmente do punho de um MW, mas que também pode ser de alguma pessoa com mais de quinze anos de atuação no mercado de vinhos. O problema de verdade vem depois: junto com o formulário, devem ir duas provas simples, uma teórica e uma prática e, por fim, é claro, tem umas graninhas que é necessário liberar.

As provas têm um mecanismo interessante: este ano, a cada semana a partir do dia 9 de julho, uma questão teórica foi publicada através do site do IMW com um prazo máximo para postagem do pacote de inscrição para cada uma delas. Junto com o portfolio e a questão teórica, os candidatos deveriam enviar a prova prática, que é respondida com base na degustação de vinhos selecionados pelo próprio candidato de acordo com as instruções do instituto. Superar tais provas já não é tão óbvio. Na verdade, é necessário compreender bem o que o instituto espera das respostas às questões colocadas, o que requer certa sutileza e bastante atenção:

It is important that through your essay you show your knowledge, experience and understanding. Knowledge means that you know how to answer the WHAT and HOW. Your understanding is shown by the fact that you know the answers to the WHYs and that you can select the relevant points that need to be discussed in your written answer. Please ensure that you do not make the mistake of writing an ‘everything I know about this topic’ type of essay, but answer the question as set.

Uma das maiores vantagens da formação no Diploma é justamente o treinamento prévio na interpretação das perguntas e na elaboração de respostas claras, completas e estruturadas. Ex-alunos deveriam estar habituados a lidar com esse tipo de material, mas ainda assim há grandes diferenças e pequenas armadilhas: o feedback de uma amiga, extremamente competente e formada com louvor no WSET, dizia que suas provas não estavam dentro do padrão esperado para os novos candidatos. Duro é esperar mais um ano inteiro para poder tentar de novo…

Seguem abaixo as questões colocadas à disposição e, no próximo post, a que escolhi e como foi respondida.

Questão de 31 de agosto, com vencimento em 12 de setembro
Que impacto os sistemas de condução, poda e sustentação têm no rendimento e qualidade da uva?

Questão de 24 de agosto, com vencimento em 3 de setembro
Discuta os benefícios e desvantagens associados ao uso de níveis altos e baixos de dióxido de enxofre após a fermentação.  Quais alternativas existem ao uso de dióxido de enxofre?

Questão de 17 de agosto, com vencimento em 27 de agosto
Alguns dizem que a maioria dos consumidores de vinho desfrutam vinho sem entendê-lo. Como isto irá moldar o futuro do mercado internacional de vinhos?

Questão de 10 de agosto, com vencimento em 20 de agosto
Examine o papel do gerenciamento de água durante o período vegetativo na produção de vinho de qualidade ao redor do mundo.

Questão de 3 de agosto, com vencimento em 13 de agosto
Que fatores deveriam influenciar a escolha de um vedante para vinho?

Questão de 27 de julho, com vencimento em 6 de agosto
Quais são os fatores de risco e de recompensa que precisam ser considerados ao se avaliar se comprar vinhos finos é parte adequada de um portfolio de investimentos?

Questão de 20 de julho, com vencimento em 30 de julho
Utilizando exemplos da produção de vinhos fortificados em diferentes partes do mundo, ilustre como os métodos de produção inluenciam o estilo do vinho.

Questão de 13 de julho, com vencimento em 23 de julho
Identifique as principais pestes e doenças que afetam vinhedos em todo o mundo. Delineie seus efeitos e tratamentos usados para combatê-las.

 

Previous article

Projeto IMW: Ludi incipiant!

Next article

Projeto IMW - Prova de Admissão: Teoria

Join the discussion

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.