Home > Estudo, Outros, Projeto WSET Diploma > Projeto WSET Diploma – Um guia para os brasileiros

Projeto WSET Diploma – Um guia para os brasileiros

Diploma

Quando me inscrevi no “Diploma in Wines and Spirits” do WSET em 2008, eu me senti assoberbado pela quantidade de elementos que devia considerar e pela aparente falta de informações sobre o processo. Eu não tinha companheiros de estudo, pois o WSET estava recém-chegado ao Brasil e salvo engano éramos apenas 5 pessoas com o Advanced no país, todos formados fora; até onde eu sei, ninguém por aqui havia completado o Diploma; e, embora fosse possível encontrar aqui e ali na internet relatos de candidatos ou graduados, não havia muita consistência nas informações.

Por estas e outras, me empenho ao máximo em ser útil quando alguém me pede mais informações sobre o programa de estudos: sei que o caminho é árduo, que o volume de conteúdo a ser visto é assustador e que o caráter pesadamente individual da preparação piora as coisas

Com o boom de inscrições no Diploma – provavelmente como um reflexo da quantidade de pessoas que vêm obtendo a titulação do Advanced no Brasil graças ao incansável Eugenio Echeverria e agora também à dupla Thiago Mendes e Paulo Brammer – a freqüência com que respondo a perguntas bem parecidas pessoalmente e por e-mail cresceu bastante.

Achei que valia a pena montar um pequeno guia para os interessados e aspirantes, além de tomar umas outras iniciativas que irão aparecer ao longo desses textos. Se houverem novas dúvidas ou se algo não aparecer nos próximos posts, não deixem de escrever perguntando.

Bernardo

O que é? – no ar!

Como funciona?

A duração e o tempo de dedicação

Outras pessoas no Brasil

Bibliografia de estudos

Mais? – quem sabe com mais tempo…

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.