Home > Estudo, Outros, Projeto WSET Diploma > Projeto WSET Diploma – O que é?

Projeto WSET Diploma – O que é?

Diploma

Leu a introdução?

Origens

O Diploma in Wines and Spirits é uma qualificação (e não um curso, embora haja cursos preparatórios na equação) que nasceu conjuntamente ao WSET em 1969, foi amplamente renovado em 2003 e segue sendo revisto e atualizado com alguma freqüência. Trata-se da culminação de um percurso de estudos metódico, criado pelo instituto para que pessoas sem nenhum contato acadêmico com o vinho cheguem gradualmente e de forma sistemática a um alto nível de envolvimento.

O WSET é uma instituição de ensino que nasceu da necessidade de capacitar profissionais (e também o público!) num mercado que é referência mundial – o britânico, coisa que ainda surpreende muita gente em toda parte – e foi criado por associações profissionais com raízes nas guildas medievais inglesas (The Vintners’ Company e The Worshipful Company of Distillers), junto à Wine & Spirit Trade Association e ao Institute of Masters of Wine todos representados no Comitê de Educação e no Board of Trustees da instituição.

.

Pra que serve?

Seus cursos são referência internacional e também são reconhecidos oficialmente pelo governo britânico (e, portanto, pelo governo europeu). Cada nível é construído de forma a equivaler a um dos degraus oficiais de qualificação e o nível 4 é similar a um bacharelado ou curso superior em uma área que normalmente não é coberta pelo ensino tradicional – marromenos como os nossos cursos de “Tecnologia em”.

O Diploma é considerado um standard na indústria britânica de bebidas, requerimento básico para acesso a funções gerenciais e executivas em muitas das mais importantes empresas do Reino Unido. É também visto como um pré-requisito não-oficial para acesso aos exames do Institute of Masters of Wine e os “Diplomados” recebem o direito de usar letras pós-nominais (AIWS ou “Associated to the Institute of Wines and Spirits“) e são listados oficialmente pelo WSET.

.

Como faz?

Para ter acesso ao Diploma, é preciso ter superado a qualificação de nível 3 do WSET. Os níveis 1 e 2 não são indispensáveis, embora sejam recomendáveis: servem de base para a criação de um hábito mental com relação ao sistema de degustação e de estudos e a uma forma, digamos… holística de enxergar o vinho. A bem da verdade, existe um passo posterior ao Diploma na estrutura do WSET: o Honours Diploma – uma qualificação complementar que é dada aos diplomados que concluem um projeto de pesquisa.

.

Nos próximos posts veremos os formatos de estudo, a estrutura dos exames e mais detalhes.

Ainda por vir:

Como funciona? – em breve

A duração e o tempo de dedicação – em breve

Outras pessoas no Brasil – em breve

Bibliografia de estudos – em breve

Mais? – quem sabe com mais tempo…

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.