Skip to content

Projeto WSET Diploma – Bibliografia – Parte 1: Oficial

Written by

Beda

Diploma

Leu o que veio antes? Este post faz parte de uma análise do Diploma in Wines and Spirits da instituição inglesa WSET e é a primeira parte que trata da bibliografia disponível para candidatos à qualificação. Há mais por vir, analisando livros, sites e revistas para estudantes de vinho de qualquer tribo.

Wine books can be expensive, difficult to get hold and can quickly become out of date. Students should not feel obliged to spend time and money tracking them down.”

- Candidate Assessment Guide, Theory, 2013

Eu tenho uma biblioteca bem grande, que venho montando há anos, mas enquanto fui estudante do Diploma usei de fato bem poucos livros além do OCW para estudar regiões (que é o que demanda maior dedicação). Aos que estão prospectando estudar, recomendo que deixem para avaliar a questão de que livros comprar mais pra frente, após ter se inscrito e começado oficialmente a estudar.

Algo mais específico para regiões como Champagne, Bordeaux e Borgonha pode ser útil, pois o volume de informação é grande e há boas chances de aparecerem também nas provas da Unidade 1. Veremos sugestões de livros para cada tema mais adiante e – no interesse da transparência, saibam que livros comprados através dos links daqui me ajudam a manter este site no ar.

Abro então com o óbvio (ou o que deveria ser, mas às vezes não é…): a bibliografia “oficial”, ou o que todo mundo deve DEVORAR antes de começar a abrir livros e assinar revistas e talvez até antes mesmo de se inscrever.

.

Material aberto ao público

.

Specifications

Dá as noções do que esperar da qualificação. A estrutura, as demandas, o conteúdo previsto como syllabus, os estilos de vinho que o candidato deve conhecer, o formato de avaliação, etc. A partir daqui, é possível perceber o que é mais familiar e o que é menos conhecido e programar uma base de estudos que pode ser adiantada antes mesmo de se inscrever.

Ache aqui, ó.

.

SATs

Para tatuar nas pálpebras. Na minha opinião, TODAS as notas de degustação no dia-a-dia de um candidato ao Diploma têm que seguir a estrutura do SAT da forma mais completa que a situação permitir. O exame prático tem tempo limitado e ter a prática de tomar notas completas sobre um vinho sem ter de refletir sobre os elementos a se considerar é um grande passo adiante.

As provas de degustação são todas abertas, inclusive a parte que realmente difere do nível 3, a das conclusões: “assessment of quality“, “readiness for drinking/potential for ageing” e eventualmente “reasons for this choice” na hora de responder variedade e origem dos vinhos.

Para praticar, ao invés de só descrever os vinhos, procure vincular elementos da degustação ao que você sabe sobre a produção, origem e variedade daquele vinho.

Ache aqui em inglês, do nível 2 até o 4.

Aqui em português até o nível 3.

Querendo, tem em finlandês, esloveno e outras 13 línguas.

.

The Oxford Companion to Wine e JancisRobinson.comOxford Companion to Wine @ Amazon.com

Se você vai se inscrever já no Diploma, vale a pena não comprar o OCW por dois motivos: ele faz parte do “kit” oficial do Diploma e está disponível na íntegra – na verdade com mais conteúdo – para assinantes do site da Jancis Robinson – que é virtualmente (ahn, ahn) COMPULSÓRIO para qualquer pessoa interessada de fato em vinho.

Se você não deve se inscrever por agora e especialmente se não consegue lidar muito bem com o uso contínuo de uma tela de computador, COMPRE AGORA MESMO.

Ache o Oxford Companion to Wine aqui ou aqui, ó.

.

Material disponível somente para estudantes inscritos

.

Candidate Assessment Guide

Para mim, é onde está boa parte dos segredos de como superar o Diploma. Infelizmente, algumas coisas eu só REALMENTE absorvi na metade do caminho e isso fez o meu processo bastante mais difícil. FUNDAMENTAL.

Exames passados e Examiner’s Reports

Vão servir para dar boas noções sobre o que esperar e o que é esperado em exame. São liberados com regularidade, de forma que os estudantes possam se manter em dia com as mudanças de conteúdo e expectativa dos examinadores.

Study Support Guides

Alguns acham importantes, outros menos, de acordo com experiência própria e formação acadêmica. É um material escrito já há algum tempo por uma Master of Wine basicamente sobre método: Critical Analysis, Study Skills, Research Methodology, Noções de Marketing. Vale a leitura, ao menos para decidir se é descartável ou se é para reler com cuidado.

–

Ainda por vir:

Mais bibliografia de estudos – livros “de verdade”, sites, revistas. Veja logo abaixo os links para os outros posts.

Mais? – quem sabe com mais tempo…

Previous article

Projeto WSET Diploma - Outras pessoas no Brasil

Next article

Projeto WSET Diploma - Bibliografia Parte 2: Semi-oficial

Join the discussion

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.