Home > Estudo, Livros, Projeto WSET Diploma > Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 2: Semi-oficial

Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 2: Semi-oficial

Diploma

Leu o que veio antes? Aqui vamos seguir analisando uma bibliografia recomendada para os estudos do Diploma in Wines and Spirits do WSET. Esta seção, no entanto, já serve bastante bem para qualquer pessoa com interesse em aprofundar-se no mundo dos vinhos. Ainda virão: mais livros, revistas, sites. 

Um aspirante a candidato me escreveu uma vez perguntando se eu conhecia alguém que tinha os “livros” do Diploma usados para venda – com livros ele quis dizer os “study guides”, apostilas com conteúdo resumido sobre cada elemento do syllabus.

Comprar as apostilas é um tanto de desperdício: elas são alteradas todos os anos e não são lá essas coisas em termos de conteúdo, servindo melhor como guia ou referência para um estudante que esteja inscrito. Se você quer adiantar o serviço, utilize o syllabus como guia e estude os temas a partir do OCW – este sim o maior tesouro impresso do mundo do vinho e o livro que abriu meus olhos para a “verdade lá fora”, pelos idos de 2004.

Segue aqui então uma análise da bibliografia “recomendada” que nem sempre é entregue para os alunos como parte do material de estudos, separada por unidade (vide “Como Funciona” e “Dedicação e Tempo de Estudo”).

.

Unidade 2 – Wine Production

.

Embora a prova da unidade 2 seja fundamental (e obrigatória antes de qualquer outra), viti-vini no Diploma é relativamente básico, então evite os gastos em tempo e dinheiro com montoeiras de livros sobre o assunto. No meu kit de estudos eu recebi o Understanding Wine Technology, que é um livro bastante útil, mas que parece não ser mais enviado a todos.

Ache o Understanding Wine Technology aqui e aqui, ó.

.

Viticulture é um livro recomendado pelo WSET e escrito por um Master of Wine. Pode ser útil em alguns casos, mas depende bastante do seu envolvimento com o assunto pois é um tanto confuso e pouco claro em algumas partes. Aliás, pode ir se acostumando com falta de clareza e ampla confusão quando o assunto é viticultura: na minha opinião não há livros bem escritos que não sejam extremamente técnicos. O melhor jeito pra mim é alternar entre Study Guide e OCW, complementando conceitos e itens específicos com outras fontes.

Ache o Viticulture aqui e aqui, ó.

.

Bônus: Outro livro que pode valer a pena é o Art and Science of Wine. Salvo engano, cobre todos os aspectos de produção que interessam para o Diploma e com uma forma de raciocínio que é esperada dos estudantes. Eu não usei na minha época, mas acho que para quem ainda não está inscrito vale ler de cabo a rabo, estudando.

Ache o Art and Science of Wine aqui e aqui.

.

Unidades 3, 5 e 6 – Light, Sparkling and Fortified Wines of theWorld.

.

Há uma montoeira sem fim de livros sobre regiões e países. Não comece a comprar tudo o que encontrar pela frente: você não vai usar nem um terço de cada livro nem um terço de todos os livros. Como já foi dito, o syllabus é a referência, os study guides podem dar uma noção melhor de até onde ir e o Oxford Companion to Wine é sua bíblia. Comece aqui e vamos ver depois livros específicos para temas e regiões que possam ajudar.

.

O Oxford também deveria ser enviado com o kit de estudos, então em geral não vale comprar antes (ele inclusive será atualizado em breve). Se você não tem uma assinatura do site da Jancis Robinson (Sério? Não tem?), aproveite para fazer – o conteúdo do livro está todo lá. No entanto, se você não pretende se inscrever em breve e não tem olhos pra tela de computador, compre já este livro – é absolutamente fundamental.

Ache o OCW aqui e aqui.

.

Por fim, para estudar Spirits, basta o livro que também faz parte do kit, o Distilling Knowledge. Aí é complementar com informações da internet sobre alguma técnica ou região que você não conheça bem e talvez com algum livro específico sobre Whisky, que é um assunto bastante amplo e pode demandar mais atenção.

Ache o Distilling Knowledge aqui e aqui.

.

Ainda por vir:

Bibliografia de estudos – sites e revistas e depois livros sobre temas específicos.

Mais? – quem sabe com mais tempo…

  1. Rui
    19 de January, 2017 at 18:10 | #1

    Oi. Escrevo de Portugal. Estou completando o WSET 3 em vinhos e gostaria de melhorar os meus conhecimentos em técnica de prova e perceber na prática como diferenciar vinhos do velho e novo mundo, as diferenças entre um Alvarinho e um Riesling… Estou indeciso entre 3 livros:

    How to Taste: A Guide to Enjoying Wine da Jancis Robinson;
    The Concise Guide to Wine and Blind Tasting
    Essential Winetasting.

    Para quem apenas queira/possa comprar um, qual o mais adequado?

    Muito obrigado
    Rui

  2. Bernardo
    1 de April, 2017 at 10:16 | #2

    Rui, desculpe a demora em responder. Eu diria que para o que você está pedindo o melhor é o Concise Guide. Bons estudos!

  1. No trackbacks yet.