Skip to content

Projeto WSET Diploma – Bibliografia Parte 4: Websites

Written by

Beda

Diploma

Leu o que veio antes? E dá-lhe fontes de estudo sobre o WSET Diploma, agora com a primeira parte sobre o material que a internet pode oferecer. Ainda vêm: sites e livros sobre temas específicos e blogs.

A internet, minha gente, ela é linda. E cruel. A quantidade de conteúdo é inacreditavelmente grande, não para de crescer e requer sérios filtros. É difícil gerar conteúdo relevante nesse mundaréu movido a leituras rápidas e curtas. Então aí vão minhas escolhas de sites generalistas – onde encontrar um pouquinho de tudo do mundo do vinho, com conteúdo sólido, de qualidade.

JancisRobinson.com
Idioma: Inglês
O que
é: O melhor portal sobre vinhos do mundo, na minha opinião. Não só porque as notícias são frescas e muito, muito bem escritas, mas também porque abriga TODO o conteúdo do Oxford Companion to Wine para consulta online. Além disso, há um fórum com gente extremamente competente do mundo todo.
Pago ou gratuito? Pago, mas com algum conteúdo gratuito.
Serve para o Diploma? MAS É PARA JÁ, filhão. Serve pra vida!

Able Grape
Idioma: Inglês, Francês, Italiano e Espanhol.
O que
é: Serviço de busca focado em vinho. É um indexador como o Google, mas programado para refinar os resultados de busca voltados ao estudo do vinho.
Pago ou gratuito? Completamente gratuito.
Serve para o Diploma? Serve sim. Se você maneja bem o Google e tem habilidade para filtrar buscas e conseguir melhores resultados, não precisa do AG. A interface aqui é menos amigável e a busca pode eliminar um bocado de coisas que poderiam ser úteis, além de não ter a rapidez de indexação da maior ferramenta de buscas do mundo. Por outro lado, os resultados já vêm identificados (o site é de um produtor? de uma associação regional? de uma revista?), podem ser filtrados  com facilidade pela região de origem, língua, etc.

DrinksBusiness
Idioma: Inglês
O que
é: Drinks Business é uma revista editada por Patrick Schmitt, estudante do IMW próximo de completar os exames. O site é uma excelente fonte de notícias, com bastante conteúdo aberto.
Pago ou gratuito? A revista é paga, mas dá pra assinar o feed do site ou receber na caixa de e-mails as notícias.
Serve para o Diploma? Serve bastante, para se manter atualizado sobre assuntos que poderão ser parte das provas da Unidade 1.

Decanter Alerts
Idioma: Inglês
O que
é: É o serviço de notícias por e-mail/feed da revista Decanter.
Pago ou gratuito? Gratuito, você lê as notícias fresquinhas no site.
Serve para o Diploma? Idem ao Drinks Business, às vezes melhor, às vezes pior.

Guildsomm
Idioma: Inglês
O que
é: Uma grande enciclopédia colaborativa colocada em função por Master Sommeliers para ajudar os profissionais e estudantes da Court of Master Sommeliers a se manterem preparados.
Pago ou gratuito? Pago, nenhum acesso livre.
Serve para o Diploma? Serve, mas não é indispensável. Quase nada das informações que estão lá é exclusiva, mas há bons artigos escritos por colaboradores, além de algumas discussões no fórum.


Ainda por vir:

Sites e livros sobre temas específicos, blogs, relevantes e outros.

Previous article

Projeto WSET Diploma - Bibliografia Parte 3: Revistas

Next article

Bibliografia 5 - Livros Específicos: Degustação e Variedades - Atualizado!

Join the discussion

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: