Skip to content

Bibliografia 5 – Livros Específicos: Degustação e Variedades – Atualizado!

Written by

Beda

Diploma

Leu o que veio antes? Em frente com esse bloco gigante que trata de bibliografia. Neste post, os melhores livros para aprender sobre degustação e variedades de uva.

Falar de degustação e não falar de variedades não cola. As duas coisas andam meio juntas, porque embora haja infinitos fatores que influenciam o estilo e a qualidade dos vinhos, a variedade é fundamental. Aprender a degustar demanda aprender sobre variedades e vice-versa, então…

[ATUALIZAÇÃO] – acrescentei aqui um par de coisas pros fanáticos sobre variedades de plantão… por enquanto, livros e links. Logo, mais livros e comentários.

Essential Wine Tasting
Michael Schuster

Foi com uma cópia em p&b emprestada deste aqui e do extinto livro de variedades da Jancis Robinson que eu comecei a estudar sobre degustação. Ainda é uma das referências mais importantes para qualquer estudante iniciante ou iniciado e está em vias de receber uma nova edição. Acabo de ter algumas sessões de aulas de degustação para o IMW com Michael e é preciso reconhecer o tamanho da experiência em degustação deste senhor…

Ache o  Essential Wine Tasting aqui e aqui. 

The Concise Guide to Wine and Blind Tasting
Neel Burton, James Flewellen

Ouro. Diamantes. Político honesto. Coisas raríssimas são assim: não-tem-não-tem-não-tem, aí a gente esbarra nelas. Este aqui é um desses achados – um livro que explica de forma sucinta as caraterísticas dos vinhos/regiões/variedades mais importantes do mundo e como reconhecê-los às cegas. Sim, você leu certo, pode clicar aí embaixo e comprar uma cópia, é isso mesmo.

Ache o The Concise Guide to Wine and Blind Tasting aqui e aqui.

Wine Grapes: A Complete Guide to 1,368 Vine Varieties,
Including Their Origins and Flavours

Jancis Robinson, José Vouillamoz, Julia Harding

Palmas pra quem leu o título inteiro – prepare-se, porque o volume do livro é proporcional. Há boas chances de você ter ouvido falar nele, pois foi e continua sendo alardeado amplamente no meio. É uma obra-prima da literatura especializada e uma belíssima edição, que todo apaixonado por vinho deveria ter algum dia. Isso – não faça deste livro uma prioridade se seus estudos estão em andamento: ele ultrapassa em muito o que interessa para o Diploma, com poucas questões práticas que não sejam encontráveis em outros livros mencionados aqui – pelo preço, dá pra comprar dois ou três outros, vai. Mas bem, se estiver sobrando aí um troquinho, mande bala – o Wine Grapes: A Complete Guide está à venda na Amazon e via Book Depository.

Grapes & Wines: A Comprehensive Guide to Varieties and Flavours
Oz Clarke, Margaret Rand

Este é outro desses tesouros que é preciso ter na estante. Ao contrário do “WG:ACGT1.368VVITOF” acima, este é um livro conciso e organizado de forma amigável, menos científica, é certo, mas por isto mesmo bastante útil para estudantes de vinho. Nem sempre as descrições sobre as características dos vinhos feitos com as variedades são completíssimas, talvez uma edição mais ampla no futuro possa ser útil. Ainda assim, bastante bom.
Ache o Grapes & Wines aqui e aqui

How to Taste: A Guide to Enjoying Wine
Jancis Robinson (sim, de novo)

 

Pra ser sincero, se tiver o nome da Jancis Robinson entre os autores (AUTORES, não prefaciadores, escritores de orelha-de-capa, etc.) já é motivo pra comprar. Eu diria que este talvez seja uma alternativa ao livro do Schuster, mas fato é que não tenho uma cópia 😐

Ache o How to Taste: A Guide to Enjoying Wine e aqui.

Native Wine Grapes of Italy
Ian d’Agata

Um brinquedinho um pouco mais específico, talvez para ir para o final da lista. É um livro detalhado, mas o foco na riqueza de variedades da Itália tira um pouco da utilidade para o Diploma. É também um pouco confuso como livro de consulta: é preciso lê-lo do princípio e aprender a usá-lo para desfrutar bem. A julgar pelo tamanho do maço, não diria que é pra qualquer um.
Ache o Native Wine Grapes of Italy aqui e aqui.

 

Grape Varieties
Pierre Galet

Ache o Grape Varieties aqui.

Riesling
Christian Fischer, Ingo Swoboda

Ache o “Riesling” aqui.

 

Wine Grape Varieties in California
Larry Bettiga

Ache o “Wine Grapes in California” aqui.

 

Há sem dúvida muitos (talvez demais) outros livros sobre técnica de degustação e certamente vários sobre variedades específicas. Eventualmente esta lista pode crescer e se você tiver alguma recomendação pode compartilhar nos comentários!

—
Ainda por vir:

Sites e livros sobre temas específicos, blogs relevantes e outros.

 

Previous article

Projeto WSET Diploma - Bibliografia Parte 4: Websites

Next article

Dois, ou dez anos depois

Join the discussion

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.