Links

August 23rd, 2013 Rabiscaí! Veja os rabiscos.

Antes de qualquer coisa, me desculpem: retirei as listas de links antes de completar esta página. É que eu achei necessário: as listas eram incompletas, desatualizadas e, em alguns casos, incoerentes com o conteúdo do site. O objetivo desta página é fornecer aos visitantes links DE FATO úteis para as próprias pesquisas e leituras sobre vinho, então estou re-estruturando o conteúdo de acordo com a minha lista de “Favoritos”. É claro que meus favoritos não são exatamente organizados, então está dando algum trabalho por em ordem os links e comentar alguns deles para vocês. Aí vão os primeiros e vou atualizando a lista aos poucos, em ordem de relevância para mim:


Índice

Ferramentas de Busca
Revistas Internacionais
Gente que Pensa em Vinho
Gerenciamento de Adegas e Notas de Degustação


Ferramentas de Busca

Able Grape

Able Grape

Me parece que seja Able Grape seja a primeira e única ferramenta de busca exclusivamente dedicada a vinhos e mais: dedicada a fornecer conteúdo útil de vinhos. A idéia surgiu quando um pessoal se preparava para o Diploma Level do WSET e, como eu, descobriu que encontrar informações úteis era bastante difícil.

http://www.ablegrape.com/

Voltar ao topo

 

Revistas Internacionais

Decanter

Decanter

Considerada por muitos a mais transparente e idônea publicação de vinhos do mundo, tem em seu staff figurões do calibre de Hugh Johnson, Steven Spurrier, Michael Broadbent e Stephen Brook. O site não é lá essas coisas, mas é fonte de notícias atualizadas gratuitas por email.

http://www.decanter.com/

Voltar ao topo

Wine Spectator

Wine Spectator

Como quase tudo de sucesso que é produzido nos Estados Unidos, a WS é imponente, faz estardalhaço e se tornou referência. Muitos questionam seus métodos e as avaliações de vinhos, mas a revista é um ícone mundial.

http://www.winespectator.com/

Voltar ao topo

Revue du Vin de France

Revue du Vin de France

Sem a menor dúvida, uma das melhores revistas do mundo. A publicação, originalmente conduzida pelos renomados Michel Bettane e Thierry Desseauve, pode ter perdido algo com a saída destes, mas segue publicando conteúdo de primeiríssima linha, focado nos vinhos da França mas com boas matérias que englobam as principais regiões produtoras, com mapas, notas de degustação e perfis de produtores muito completos.

http://www.larvf.com/

Voltar ao topo


Gente que pensa em vinho

Vinography

Vinography

Alder Yarrow se tornou uma referência internacional em vinhos e talvez seja hoje o mais importante blogger de vinho do mundo. Seus leitores se espalham por todo o globo e ele tem uma forma de escrever agradável e interessante, um pouco sobre tudo e com reflexões próprias e inteligentes. Uma seção de fotos feita em parceria com um fotógrafo profissional provê os meus fundos-de-tela do Windows.

http://www.vinography.com/

Voltar ao topo

The Winedoctor

Winedoctor

Chris Kissack é um desses (raros) exemplos de que wineblogging pode ser bom, pode ser útil e pode dar certo. Ele começou registrando notas de degustação em 2000 e hoje tem um time de patrocinadores de peso, que lhe ajudam a manter o site com inúmeros perfis de produtores e regiões, freqüentemente fonte de informação para meus estudos e apresentações. O texto é crítico, inteligente e com uma boa base de pesquisa e, embora não se aprofunde demais, não deixa por desejar nem fica muito pesado para quem quer só aprender um pouquinho.

http://www.thewinedoctor.com/

Voltar ao topo


Gerenciamento de Adegas e Notas de Degustação

Cellar Tracker

Cellar Tracker

Sem a menor dúvida o Cellar Tracker é o mais famoso e bem estruturado sistema gratuito e online para organizar adegas e notas de degustação da rede. Aliás, tem muito sisteminha pago por aí que não funciona tão bem, em especial por que o CT tem integração com alguns dos melhores sites com bancos de notas de degustação (Jancis Robinson, Stephen Tanzer, Wine Advocate, etc.). Além disto, muita gente “do vinho” usa o Cellar Tracker e contribui ativamente para o já imenso banco de dados do sistema, em que você pode cadastrar seus vinhos e rapidamente obter os dados e fotos para o mesmo (teor alcoólico, uvas, DOC, etc.). Se você faz questão de registrar cada passo seu dentro da adega, o CT é pra você.

http://www.cellatracker.com/

Voltar ao topo

Website thumbnails provided by BitPixels
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.